Vacina Contra Dengue Chegou Veja!!!

vacina contra dengue

vacina contra dengue

Vacina Contra Dengue Chegou Confira!!!

 

A vacina contra a dengue foi testada e liberada pela (Anvisa) Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no Brasil, uma vacina contra o vírus da dengue,  produzida por um importante laboratório francês, o  Sanofi Pasteur. A vacina se chama Dengvaxia.

Será que o SUS (Sistema Único de Saúde) deve comprar esta vacina e fazer uma campanha de vacinação?

Há muitas dúvidas a serem esclarecidas iremos tentar responder as mais importantes.

Quem irá se beneficiar  da vacina contra dengue?

As pessoas a serem beneficia com a vacina (Dengvaxia) são pessoas de 9 a 45 anos de idade, porque o grupo fora dessa faixa etária a eficácia do medicamento é baixa.

 

Há contra indicações da vacina contra a dengue?

Sim, apenas para gestantes e pessoas que possuem baixa imunidade.

 

Qual a proteção da vacina (Dengvaxia) garante?

A vacina contra dengue (Dengvaxia) tem uma proteção aproximadamente de 65,6% que não é uma porcentagem muito alta, comparando coma a vacina da febre amarela que tem a eficácia de 90%  e a de sarampo que garante a proteção de 98% esse é um problema a ser combatido a porcentagem de proteção da vacina contra a dengue.

Se a taxa de proteção é baixa, vale ou não a pena tomar a vacina?

De acordo com o laboratório Francês Sanofi que desenvolveu a vacina, ela ira proteger contra os casos de maior gravidade. Como não sabemos se você terá dengue mais forte ou mais fraca vale a pena a prevenção.

Entendendo a dengue?

Quem já teve dengue , pode pegar novamente? Por que?

Sim.Pois existe 4 sorotipos do vírus. Quem já pegou dengue pelo número 1, por exemplo, ainda está vulnerável aos de número 2,3 ou 4.

Quando a dengue ataca a segunda vez, ela vem mais forte, sendo assim pode ser um caso mais com mais gravidade, como a dengue hemorrágica.

Essa vacina tem a capacidade de proteger as pessoas que já tiveram dengue, uma vez que quando se pega pela segunda vez corre o risco da dengue hemorrágica a que vem causando uma taxa alta  de mortalidade.

Qual o numero de doses que temos que tomar?

São 3 doses, com intervalo de 6 meses entre cada uma. A proteção contra a dengue na taxa de 65,6% só iniciara aproximadamente em um ano,mas após a primeira dose a vacina já começara a agir no organismo assim diminuído o risco da dengue.

E as Crianças menores de 9 anos e idosos não serão beneficiados com a vacina?

De forma indireta pois a contaminação é através do mosquito, mas para que haja a contaminação primeiro passo é o mosquito aedes aegypti picar uma pessoa contaminada com o vírus no sangue, o vírus então passa para o mosquito e na próxima vez que o mosquito aedes aegypti picar será injetado na corrente sanguínea da outra pessoa susceptível e a contamina.

Resumindo mais pessoas protegidas, pois o grupo de pessoas de 9 a 45 anos será protegida e o mosquito continuara picando, mais na grande maioria dos casos as pessoas estarão protegidas, portanto o mosquito não terá o vírus para transmitir.

 

 O SUS- Sistema Único de Saúde irá distribuir a vacina gratuitamente?

Esse é o ponto que estão discutindo, pois o valor de cada dose é cerca de R$80,00 (oitenta reais) o que torna uma decisão nada fácil a ser tomada pelas autoridades.

Para que seja incluso no calendário nacional de imunização e de fazermos campanhas de vacina em massa.

Existe no mundo outra vacina contra a dengue?

Não por enquanto, no Instituto Butantã está sendo desenvolvida uma outra vacina.Esta vacina já está em fase final de estudo.

Contra o Zika vírus e Chicungunya a vacina Dengvaxia protege também?

Não, a vacina Dengvaxia desenvolvida pelo laboratório Francês Sanofi Pasteur, será eficiente apenas contra o vírus da dengue.
Por enquanto não sabemos quando sairá algo contra zika virus que é causador da microcefalia.

Mesmo que a proteção da vacina seja apenas 65,6%  é uma boa forma de prevenção ou seja é o que temos pra hoje, ela pode salvar sua vida e pode evitar casos graves dessa doença (Dengue).
Saiba mais sobre:

  • Dengue
  • Chikunguya
  • Zika
  • Microcefalia

Conclusão:

Temos todos que continuar com os cuidados pois se cada um cuidar de sua casa, empresa e passar adiante os cuidados todos seremos beneficiados, para acabar com esse mosquito que vem causando muita preocupação para o povo brasileiro.

Fonte>G1 / ANVISA.

Autor:Desentupidora SP