10 Dicas de Precaução do Zika Para Gestantes!!!

Mosquito-Zika-Vírus

Mosquito-Zika-Vírus

10 Dicas de Precaução do Zika Para Gestantes!!!

O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos Lançou  Zika Precaução

As Olimpíadas do Rio 2016 está chegando com ela também toda preocupação com a Dengue, Chicunguia  e Zika Vírus, por esse motivo o CDC (Centro de Doenças dos Estados Unidos) anda tomando algumas recomendações as quais indicamos para toda população brasileira também.Vejamos abaixo algumas das precauções com Zika.

Veja algumas recomendações do Dr. Drauzio Varella

Onde Surgiu o Zika:

Foi encontrado a primeira vez em 1947 em uma floresta em Uganda no leste da África, mais o primeiro caso de ser humano infectado foi em 1952.

Locais que ocorreram surtos do Zika Virus:

África tropical,Sudeste Asiático e nas Ilhas do Pacifico.

OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) declarou um alerta do primeiro caso confirmado no Brasil em maio de 2015, e em Fevereiro de 2016 a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou caso de emergência de saúde Internacional.

Sintomas e tratamento Zika Virus

De acordo com CDC (Centro de Doenças dos Estados Unidos), a doença atinge uma em cada cinco pessoas infectadas pelo vírus. A maioria não apresenta sintomas, que podem incluir: febre, manchas vermelhas e levemente elevadas na pele, dores articulares e conjuntivite. Também podem surgir dores musculares e de cabeça.

Qual o Período de Incubação:

O período de incubação (tempo entre a exposição ao vírus e o começo dos sintomas) não é conhecido, mas provavelmente vai de alguns dias a uma semana.

Quais os sintomas:

Sintomas, muito semelhantes aos da dengue e da chikungunya, também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, em geral não são graves e duram de alguns dias a uma semana.

O vírus normalmente permanece no sangue de pessoas infectadas por cerca de uma semana, mas, em algumas pessoas, pode ser encontrado nesse meio por mais tempo.

O CDC alerta para o fato de a doença não ter tratamento específico. Para aliviar os sintomas, o centro recomenda repouso, ingestão de líquidos para evitar a desidratação e analgésicos como acetaminofeno (importante: não utilize aspirina ou outras drogas anti-inflamatórias não esteroides, como ibuprofeno, pois elas podem agravar o quadro). O diagnóstico é feito por exame de sangue e clínico.

Zika Precaução:

Não há, por enquanto, vacina disponível para o zika. O único meio de não contrair a doença é evitar a picada do mosquito Aedes aegypti.

Para isso, o CDC recomenda que as pessoas que viajam para países onde há casos de zika.

  • Vistam calças e blusas com mangas compridas;
  • Durmam sob mosquiteiros, caso precisem pernoitar em locais abertos;
  • Deem preferência para locais com ar-condiconado ou que tenham telas nas portas e janelas;
  •  Usem repelentes (importante: aplique o produto seguindo as instruções da embalagem. Se for usar protetor solar, aplique-o primeiro e só depois passe o repelente ).

Transmissão Zika:

O vírus pode ser transmitido: 1) pela picada de um Ades infectado; 2) de mãe para filho durante a gravidez (ainda não há relatos de contaminação pelo leite materno); 3) através do sêmen de um homem contaminado (o vírus fica mais tempo presente no sêmem do que no sangue); 4) por transfusão de sangue.

O CDC salienta que o vírus é transmitido principalmente pela picada do mosquito das espécies Aedes (A. aegypti e A. albopictus).

O CDC afirma que há suspeitas de ligação entre o zika e a síndrome de Guillain-Barré, doença auto-imune que atinge o sistema nervoso causando fraqueza muscular e, em alguns casos, paralisia e também microcefalia.

Estados dos Estados Unidos

Nenhum caso de doença do vírus Zika transmitidas por mosquitos locais foram relatados nos estados norte-americanos, mas tem havido associada a viagens casos.

Ver Áreas com Zika: Estados Unidos

Com os recentes surtos, o número de casos Zika entre os viajantes visitar ou voltar para os Estados Unidos provavelmente vai aumentar.

80% dos casos não serão diagnosticados.

Estes casos importados poderia resultar na disseminação local dos vírus em algumas áreas dos Estados Unidos.

 

Considerações Finais:

Segundo o CDC (Centro de Doenças dos Estados Unidos), Zika o vírus apesar de ter acontecido um surto na África e Ásia em 1952, é ainda uma doença pouco conhecida, portanto a melhor maneira de se prevenir é tomando os cuidados acima citado. Já temos diversos casos de Zika pelo mundo, em alguns países acontece pelo fato da pessoa viajar para países que tem o vírus do mosquito Aedes (A. aegypti e A. albopictus), cujo transmite a Dengue,Chikungunya e Zika.Chegou no Brasil a vacina contra dengue, quem desenvolveu a vacina foi um laboratório Frances,mais mesmo assim temos que tomar todas as medidas cabíveis para prevenção dessa terrível ipedemia, que anda assombrando o Brasil e o Mundo.

Fontes:CDC -(Centro de Doenças dos Estados Unidos) / OMS -(Organização Mundial de Saúde) /Dr.Drauzio Varella – (Médico)