Limpeza de tanques e caixas d’água: qual a periodicidade indicada?

Naturalmente, o acesso à água limpa é um direito de todos, assim, independente de qual seja o ramo, a limpeza de caixas d’água é um ponto fundamental, seja nos condomínios, casas, empresas ou comércios.

Entretanto, por mais que seja um ponto de suma importância, ainda é comum passar despercebido. Ainda mais, é preciso ter em mente, que uma água limpa, é responsável por garantir saúde e bem-estar.

Por isso, esse cuidado vai muito além de uma questão de higiene, trata-se de uma responsabilidade com a saúde de todos. Assim, acompanhe o nosso post até o final para saber mais sobre o assunto.

Mas, qual a importância da limpeza dos tanques e caixas d’água?

Diariamente, sempre usamos a água para realizar diversas atividades, por isso, esse consumo está totalmente ligado ao armazenamento realizado de forma correta, já que é necessário que as caixas e tanques estejam em perfeitas condições.

Afinal, quando esse ponto não é eficaz, as chances de contaminação são bem maiores, aumentando os riscos à saúde. Em geral, é comum que essa água armazenada, sirva para diversos fins, como, por exemplo:

  • Limpeza e preparação de alimentos;
  • Ingestão;
  • Limpezas de ambientes;
  • Lavagem de roupas, automóveis, etc;
  • Utilizada para higiene pessoal, entre outros.

Porém, quando esse cuidado não é feito da forma correta, há maiores chances de favorecer para algumas doenças como a febre tifóide, leptospirose, cólera, entre outras.

Assim, para evitar esse ponto, ações de higiene em relação aos tanques e caixas d’água são de extrema importância, já que no contrário podem permitir contaminações.

Mas, vale ressaltar que a higiene não deve ser feita apenas na parte interna, é necessário também na parte externa, além de se atentar para mantê-la sempre bem vedada, principalmente, para evitar a entrada de animais, impurezas ou outros fatores que podem favorecer a contaminação da água.

Qual a periodicidade indicada para a manutenção de limpeza em tanques e caixas d’águas?

A princípio, por mais que seja uma ação de suma importância, ainda é normal surgirem diversas dúvidas em relação à periodicidade da manutenção dos tanques e também das caixas d’água.

Porém, por mais que muitos realizem essa ação uma vez por ano, a indicação é que ela seja feita a cada seis meses, ou seja, duas vezes no ano.

Nesse momento, é fundamental que as paredes, pisos, além das tubulações hidráulicas, tenham uma limpeza reforçada, pois, é normal que alguns resíduos se acumulem facilmente, favorecendo para a proliferação de bactérias e vírus.

Benefícios de manter a limpeza nos tanques e caixas d’água

Para compreender melhor a importância, confira abaixo alguns dos benefícios que tornam essa limpeza fundamental.

Água impura é responsável por carregar diversos germes

Quando um tanque ou caixa d’água não é limpo de forma regular, favorece para impurezas na água, contendo diversas bactérias nocivas. Desta forma, é natural que a água acabe sendo contaminada com variedade de doenças, como, por exemplo, disenteria, cólera, entre outras doenças com potencial fatal.

Isso porque, a água, por mais que muitos não saibam, é um dos melhores meios para fungos e bactérias crescerem e se multiplicarem. Assim, quando não há essa manutenção, a água pode ficar comprometida e não deve ser usada para beber.

A água limpa é boa para pele e cabelos

Naturalmente, sabemos que o consumo de água não se resume apenas aos órgãos internos, por mais que ela seja fundamental para a manutenção. Ela também é importante para o externo.

No momento do banho, é comum que nossa pele absorva todas as substâncias a que ela está exposta, assim, caso a água esteja contaminada, a sua pele também pode sofrer consequências.

Além disso, caso a água apresenta alguma substância química ou que seja prejudicial, você pode sofrer com irritações ou até mesmo danos duradouros, tanto na pele quanto nos cabelos.

Quando a caixa de água está limpa não tem mau cheiro

Com toda certeza, ninguém deseja lidar com mau cheiro na água, principalmente, a que será usada para ações diárias, por exemplo. Entretanto, esse ponto só acontece quando não há a manutenção correta da caixa d’água.

Caso isso já esteja acontecendo, é provável que a água esteja poluída, por isso, é importante evitar o consumo, fazer a manutenção e realizar a troca de água.

Os filtros de água não oferecem total limpeza

Em alguns casos, muitas pessoas não se preocupam com a limpeza, pois, fazem a filtragem da água. Contudo, mesmo com essa ação, não é possível retirar todos os germes e bactérias que podem ser encontrados na água.

Por isso, a limpeza periódica é fundamental, principalmente, para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Evita o acúmulo de sujeira

Em geral, locais mais úmidos podem pegar sujeira facilmente devido esse fator, e com os tanques e caixas d’água não é diferente. Desse modo, a limpeza regular do reservatório pode evitar o acúmulo de sujeira e impurezas.

Além disso, também é possível evitar o acúmulo de sedimentos, diminuídos os riscos de corrosão ou ações que podem prejudicar e oferecer dados à estrutura do reservatório.

A água insalubre pode causar mortes

Antes de tudo, é natural termos preguiça de fazer a limpeza da caixa d’água ou tanque, mas essa ação pode ser bastante fatal.

Por mais que usamos água filtrada para cozinhas ou beber, em outras ações do dia a dia, ainda usamos onde não é filtrada, seja para escovar os dentes, tomar banho, entre outros pontos, favorecendo para consumirmos de outras formas diferentes.

Assim, quando não há essa limpeza, aumentam as chances de pegarmos doenças ou vírus prejudiciais à saúde, que podem levar até uma fatalidade.

Para saber mais, visite o nosso site e conheça os serviços que podemos oferecer.