Mau cheiro em ralos e pias, o que fazer

Em geral, um dos maiores problemas que muitos donos de casa enfrentam, é o mau cheiro nos ralos e pias. Desse modo, eles acabam trazendo dores de cabeça para os moradores, já que tendem a espalhar o fedor pela residência.

Manter a casa limpa e sempre cheirosa, favorece o bem estar, não é mesmo? Entretanto, pessoas que possuem esse problema em suas residências, podem não aproveitar esses momentos por muito tempo.

Porém, nem sempre essa situação pode estar ligada diretamente a limpeza do ambiente, mas sim, com problemas na tubulação ou também uma instalação mal realizada. Mas, com certeza é um problema que boa parte da população enfrenta.

Então, com isso em mente, separamos algumas dicas que vão te auxiliar a solucionar esse problema. Confira o post até o final e saiba mais sobre!

Afinal, qual o causador do mau cheiro nos ralos e pias?

Na maioria dos encanamentos, é normal a presença de um sifão. Pois, é uma peça curvada, que possui um formato de U, localizada abaixo da pia. A sua principal função é acumular um pouco de água, evitando que os vapores possam subir através do ralo.

Em outras palavras, a principal função do sifão, é bloquear a passagem desses odores. Entretanto, a utilização inadequada das estruturas, pode tornar a sua função ineficiente e comprometer o resultado.

Em uma pia, por exemplo, a falta de uso pode causar o mau cheiro. Isso porque o equipamento fica inativo por um bom tempo, assim, a água que deve ficar acumulada, evapora, dando espaço para que os gases possam se espalhar através dos canos.

Porém, mesmo que sempre haja o uso da pia e ainda tenha o mau cheiro, um dos problemas pode ser a falha no sifão. Seja peças colocadas de forma errada ou desgastadas com o tempo, pode apresentar fissuras em suas estruturas.

Além disso, o acúmulo de resíduos no sifão também pode causar esses maus cheiros, por isso, se atente a removê-lo e limpá-lo de forma recorrente.

Então, confira abaixo algumas dicas de como evitar esses maus cheiros, tanto nos ralos quanto nas pias.

1. Realize a sifonagem correta dos sifões

Como citado no texto, os sifões sanfonados ou flexíveis, de pias ou ralos tratam-se de peças que são essenciais na hora da instalação tanto dos lavatórios ou pias em uma determinada residência.

Pois, além de garantir que a água vá direto para o esgoto, a sifão também auxilia para evitar que os gases retornem e chegue até o ambiente, evitando o famoso mau cheiro nesses locais.

Em geral, esse produto possui uma instalação fácil, com um corpo maleável, causando a sua curvatura e se tornado perfeito para o encaixe na tubulação.

Desta forma, a sua curvatura, acumula água, se tornando um fecho hídrico, que evitará que os gases possam subir até a superfície e trazer maus cheiro para a residência. Esse passo é fundamental, pois, se o produto for colocado de forma errada, é provável que não desempenhe a função corretamente.

2. Escolha ralos com fechamento

Tanto os ralos quanto as grelhas, são responsáveis por auxiliar no escoamento da água, seja em ambientes externos ou internos, levando até o esgoto principal da residência.

Além disso, a sua função principal, é evitar que sujeiras ou detritos maiores possam chegar até a encanação, causando entupimentos e também o mau cheiro causado por esse problema.

Fazer a instalação correta, também é importante nesse acessório, mas, a limpeza periódica, pelo menos uma vez por semana, também pode ajudar nesse processo, já que serão retirados resíduos acumulados ali.

Em geral, esses produtos são bem fáceis de serem instalados, mas oferecem grande praticidade para os moradores, além de evitar grandes dores de cabeça.

Uma ótima opção para evitar o entupimento, é os modelos de ralos com sistema de fechamento.

3. O uso de caixa sifonada

Assim como os ralos e grelhas, que citamos no texto acima, as caixas sifonadas também desempenham um papel de suma importância no escoamento da água até o esgotado, evitando o mau cheiro.

Geralmente, o seu funcionamento é bastante simples, pois costumam ser uma espécie de armazenamento central de água, impedindo que qualquer resíduo fora do comum, possa atravessar e ir para a rede de esgoto central da residência, evitando grandes desconfortos.

A instalação da peça também é bastante simples e fácil de ser feita. Mas, a opção pode variar segundo a necessidade da quantidade de entrada de água para a conexão da tubulação e também o tamanho desejado pelo morador.

Por isso, na hora de escolher é importante optar pelo modelo da peça, que se encaixa de acordo com a necessidade do ambiente, seja ele externo ou interno.

4. Dicas caseiras que podem ajudar a eliminar os maus cheiros

imagem de banheiro branco com armário azul

Em geral, muitos moradores, que enfrentam essas situações, costumam não compreender o real motivo de os ralos e pias serem tão insistente com os maus cheiros, mesmo mantendo uma manutenção de limpeza periódica nesses ambientes.

Mas, para ajudar nesse ponto, também é possível contar com o auxílio de diversos produtos, específicos para esse tipo de limpeza, entretanto, é comum se perguntar: será que realmente são eficientes?

Geralmente, alguns produtos ou soluções, que costumamos usar no dia a dia para outras finalidade, pode ser uma ótima alternativa para ajudar a solucionar esse problema em questão.

Por exemplo, o bicarbonato de sódio e o vinagre de álcool, são a junção perfeita para realizar a limpeza, principalmente, dos ralos e sifões. Uma receita caseira com potencial para ser a solução.

Por isso, ao fazer a limpeza, também se atente na retirada de qualquer tipo de sujeira ou resíduo, que normalmente se acumulam ali. As pastilhas sanitárias, que normalmente usamos nas bacias dos banheiros, também podem ser colocadas dentro do ralo do banheiro.

Assim, com algumas receitas caseiras, é possível encontrar a solução desses problemas, evitando o mau cheiro e manter o ambiente sempre com um aroma agradável.

Para saber mais, entre em contato conosco e conheça todos os serviços que nossa empresa pode oferecer a você!