Qual a periodicidade para limpar a fossa?

O uso de fossas é muito comum em locais onde não existe tratamento de esgoto. Embora também seja usada em lugares com tratamento de esgoto, a fossa é destinada a receber e tratar o esgoto residencial de forma que este não seja jogado em lagos, rios ou locais em aberto.

Entenda o que é uma fossa?

A fossa é composta por um tanque, sendo um recipiente impermeável e enterrado. Trata-se de um conceito antigo, mas que é ainda utilizado ainda hoje. Seu dever é reter o esgoto por tempo suficiente para permitir que os sólidos se depositem no fundo, formando um tipo de lodo, enquanto isso, outros resíduos flutuam par cima como uma espécie de espuma. As divisões impedem que o lodo e a espuma saiam do tanque e vão para a área do dreno e a água residual líquida flua para o esgoto.

O campo de escoamento é uma escavação rasa e coberta. As águas residuais são despejadas por tubulações em espaços permeáveis que permitem que as águas residuais sejam filtradas pelo solo. O solo absorve, trata e dispersa as águas residuais à medida que penetra no solo, descarregando finalmente nas águas subterrâneas.

Conheça os sinais de que é o momento de limpar a fossa

Há alguns sinais que indicam que já e a hora de limpar a fossa, conheça alguns deles:

  • Umidade do terreno em torno a fossa e superior a ela

Isso é um indício que há um transbordamento da sua fossa. Se o tempo estiver seco, mas o seu quintal está úmido, com poças de água constante, superior ao que seria uma rega no jardim, sua fossa pode estar transbordando. Esse mesmo indício de umidade pode ser notado em banheiros. Verifique se em torno do ralo não há poças de água.

  • Fluxo de água

Análogo a este, outro indício é alterações no fluxo de água. Caso vasos sanitários, pias, etc. Apresentem diminuição no fluxo de água, pode ser que sua fossa está ficando cheia e já é hora de fazer uma limpeza.

Outro sinal importante é um odor desagradável na região da fossa, próximo de ralos ou pias novamente pode indicar que está ocorrendo transbordamento. Também é interessante prestar atenção no ritmo que as plantas estão crescendo, pois, por se tratar de compostos orgânicos, podem servir como adubo natural para plantas que estão na superfície da fossa.

Da mesma forma, se tem mais de dois anos que você não faz a limpeza da fossa, é recomendado fazê-la, mesmo que não esteja apresentando nenhum dos sinais mencionados. Fossas pequenas devem ser limpos numa frequência anual. Já fossas grandes, devem ser limpas no máximo a cada três anos, para que não ocorra transbordamentos acabe gerando problemas maiores.