Qual periodicidade para limpar e fazer a manutenção de piscina?

Ter acesso a uma piscina, seja ela sua casa ou do seu condomínio, é ótimo para os momentos de lazer e descanso. Mas, para que a piscina seja um local agradável e higiênico, é preciso cuidar periodicamente de sua limpeza e manutenção.

Você sabe como fazer essas tarefas? Conhece as principais etapas de uma manutenção de piscina? Tem uma lista dos produtos e acessórios necessários para esse trabalho? Caso esteja em busca de alguma dessas informações, veio ao lugar certo! Neste artigo, faremos uma apresentação detalhada da manutenção de piscina. Veja!

O que é a manutenção de piscina? Conheça as principais etapas

Vamos começar o assunto explicando, de modo breve e objetivo, o que é esse procedimento. Com isso, será mais fácil identificar quais as tarefas necessárias para realiza-lo de modo satisfatório.

O trabalho de limpeza e manutenção consiste no conjunto de atividades empreendidas com a finalidade de garantir a higienização e a beleza de uma piscina. Isso inclui a pureza da água, a limpeza de sua estrutura e o bom funcionamento de todos os seus itens. O resultado esperado na conclusão desse procedimento é uma piscina de água própria para o uso, ou seja, clara e saudável.

Essa é uma apresentação geral do processo. Agora, para saber como realizar o trabalho, apresentaremos as etapas mais importantes da manutenção de uma piscina. Leia os tópicos a seguir para compreender como e por que fazer cada uma dessas etapas.

Análise da água

A primeira etapa é a análise da água. Nessa avaliação, devem ser verificados os níveis de pH e a alcalinidade. Para isso, existem produtos como o estojo teste. Sua fita de medição deve ser mergulhada por 15 segundos na água.

Comparando as cores da fita com as indicações do frasco, é possível ver se está tudo correto com o pH e a alcalinidade da piscina e identificar eventuais necessidades de correção.

Limpeza com cloro

Através da aplicação de cloro, é possível purificar a água. Para isso, é preciso diluir o produto seguindo as instruções do rótulo e aplica-lo nas laterais da piscina. A quantidade de cloro varia de acordo com a necessidade de correção do pH, identificada na etapa anterior.

Remoção de sujeira e limpeza das bordas

A peneira de piscina deve ser usada para a remoção de folhas, insetos e outros detritos que possam ter caído na água e estar boiando em sua superfície.

Nessa etapa, também deve-se esfregar as bordas com produto adequado, visando eliminar impurezas como óleos e gorduras que se acumulam nessa parte da piscina.

Tratamento da água com clarificante

O clarificante, ou brilho mineral natural, é aplicado para eliminar a coloração turva da água. Caso o líquido esteja esverdeado, pode ser necessário usar um algicida (produto que remove algas).

Aspiração e drenagem da sujeira

Nem toda a sujeira é eliminada com a peneira, pois, nem todas ficam boiando na superfície da água. Para remover as impurezas submersas, deve-se usar o aspirador de piscina, removendo os detritos que foram decantados (se depositaram no fundo da água).

Filtragem

A filtragem é uma etapa fundamental da manutenção. Para realizá-la, basta ligar o filtro que faz parte do sistema da piscina, lembrando-se de executar o procedimento com frequência.

De que irei precisar? Confira os produtos e acessórios necessários

Para essas atividades, são necessários alguns itens específicos. Entre eles, estão produtos de limpeza e tratamento da água, acessórios e equipamentos.

Para cuidar bem da sua piscina, você precisará de:

  • bombas;
  • filtros;
  • estojo teste para piscina;
  • aspirador de piscina;
  • peneiras para piscina;
  • escova;
  • cloro;
  • corretor de alcalinidade e pH;
  • clarificante;
  • algicida;
  • limpa bordas.

Repare que alguns desses itens fazem parte do sistema da piscina, enquanto outros são produtos de limpeza ou instrumentos que deverão ser usados na execução das atividades de manutenção.

De quanto em quanto tempo isso deve ser feito?

Especialistas indicam que a periodicidade varia de acordo com a frequência de uso. Seguindo essa lógica, quanto mais vezes por semana a piscina for utilizada, mais vezes a limpeza precisará ser feita. Isso é válido, sobretudo, para atividades como a limpeza das bordas e a drenagem da sujeira.

Entretanto, há também a necessidade de realizar limpezas e manutenções mesmo durante períodos em que a piscina não é utilizada. Isso evita o acúmulo excessivo de impurezas e a contaminação da água e dos elementos que compõem o sistema (filtros e bombas, por exemplo).

Recomenda-se que algumas das etapas acima apresentadas sejam realizadas semanalmente, como é o caso da análise de alcalinidade e pH da água, a limpeza com cloro e o tratamento com clarificante.

Há, ainda, etapas que apresentam maior eficácia quando feitas em periodicidade ainda menor. É o caso da filtragem. O mais indicado é ativar o filtro diariamente, garantindo que esteja sempre em dia a filtragem de manutenção da piscina.

Manter a periodicidade adequada é fundamental para evitar o acúmulo de impurezas e a proliferação de bactérias. Fatores como esses podem dificultar a limpeza ou até gerar a necessidade da realização de reparos nas bombas ou filtros. Por isso, lembre-se de cumprir a agenda semanal e diária dos cuidados com a sua piscina!

Conclusão

Aqui você pôde conferir quais são as principais etapas do trabalho de limpeza e manutenção de uma piscina. Nos tópicos anteriores, você tomou conhecimento de como esse trabalho é feito, de quais os itens indispensáveis para a sua realização e qual a periodicidade mais adequada para essas tarefas.

Uma boa alternativa é buscar auxílio especializado para a realização das etapas mais complexas da manutenção. Para isso, você pode contratar empresas que possuem experiência no ramo de instalação e manutenção de piscinas, equipes que atuam em atividades de tratamento de água, entre outros empreendimentos.

O trabalho de profissionais qualificados e devidamente equipados oferece garantia de bons resultados, evitando transtornos com a realização incorreta de qualquer etapa da manutenção e da limpeza. Além disso, esses especialistas também podem sanar problemas mais complexos, como falhas nas bombas e filtros, por exemplo, viabilizando o funcionamento regular e eficaz desses itens.

Pronto, agora você já sabe como manter a sua piscina em perfeitas condições. Faça os procedimentos que você mesmo pode realizar e chame prestadores de serviços da área para executar as etapas mais complexas. Assim, sua piscina será mantida limpa e confortável para você e sua família!