Seja em cozinhas residenciais ou industriais, a caixa de gordura e as fossas desempenham uma função fundamental, principalmente, com o foco em evitar o entupimento dos canos e tubulações do local.
Assim, nela é acumulada toda a gordura liberada na cozinha e também na máquina de lavar louças, desta forma, ela impede que toda essa sujeira vá direto para a rede de esgoto, evitando o entupimento.
Em geral, o funcionamento da caixa de gordura é bastante parecido com o do sifão. Ela possui uma pequena quantidade de água, com a finalidade de filtrar o líquido grosso. Assim, a gordura entra pelo tubo e se junta com o líquido, lá armazenado.
Nesse sentido, é possível evitar que surjam diversos transtornos, seja com os famosos entupimentos ou o transbordamento de gordura.
Afinal, como a gordura pode entupir o encanamento?
Segundo alguns levantamentos, a gordura está como a primeira da lista, dos primeiros causadores de obstruções na rede de esgoto. Pois, ela consegue facilmente acessar o ralo em forma de líquido, mas, ao passar pelos canos elas tendem a esfriar e se tornar sólidas.
Devido sempre se repetir, a gordura sólida tende a grudar em todo o interior dos canos, se tornado cada vez mais sólida, assim, a drenagem se torna cada vez mais lenta, até chegar ao ponto do entupimento total.
Por isso, é bastante comum a presença dessas caixas de gordura em estabelecimentos comerciais. Nesse dispositivo, as partículas acabam se dividindo, sendo separadas, assim não têm acesso a rede de esgoto.
Nesse sentido, esse dispositivo se torna fundamental em qualquer estabelecimento, principalmente, para evitar dores de cabeça, além de tornar o ambiente mais adequado para todos que trabalham no local.
Qual a forma correta de fazer a manutenção na caixa de gordura?
Por mais que não pareça, a caixa de gordura precisa de manutenção periódica, pois, é importante a sua limpeza para evitar que os ralos e pias fiquem com mau cheiro, ou também para evitar o entupimento. É bastante comum que o problema esteja lá e não na pia.
Ainda mais, outra função importante da caixa de gordura, é por conseguir armazenar sólidos liberados na pia. Como citado no texto, a gordura tende a virar uma espécie de “casaca”, por isso, é necessário que seja retirada e jogada no lixo.
Em geral, esse procedimento deve ser realizado, no mínimo, a cada seis meses. Mas, dependendo do uso do imóvel ou estabelecimento, pode ser realizado de forma mais frequente.
Vale destacar que, com o tempo, a gordura e os sólidos passam a se acumular na caixa de gordura, com isso, ela pode perder um pouco da sua eficiência. Por isso, realizar a limpeza evita que essa gordura grude nos tubos responsáveis pela drenagem.
Caso contrário, é comum que aconteçam retornos da água, seja na pia da cozinha ou ralos, o que é um grande incômodo, principalmente para os estabelecimentos.
Como evitar o entupimento da caixa de gordura e as fossas?
Assim como na rede de esgoto, também é necessário ter alguns cuidados para evitar que a caixa de gordura seja comprometida. Veja abaixo!
Evite jogar restos de alimentos pelo ralo
Em geral, uma ação bastante comum, que até parece ser inofensiva, é jogar restos de comida pelo ralo. Entretanto, esse é um dos motivos mais comuns para o entupimento da caixa de gordura e as fossas.
Afinal, mesmo grãos de arroz ou casas de algum alimento, eles conseguem favorecer a obstrução da tubulação e caso chegue até a caixa, pode entupi-la. Por isso, antes de levar o prato até a pia, garanta que não há resquícios de alimentos, retirando-o por completo.
Uma ótima dica, é utilizar tampas ou grelhas no ralo da pia, pois, evita que até os alimentos menores cheguem até a tubulação.
Absorva um pouco da gordura antes de levar à pia
Outra forma para evitar o entupimento, é retirar o excesso de gordura dos utensílios antes de levar para lavar na pia. Por exemplo, é possível utilizar papel toalha, assim, você consegue retirar a película mais grossa.
Nesse sentido, a gordura mais grossa não chega até a caixa de gordura, evitando obstruções ou problemas futuros.
Evite jogar óleo na pia
Ainda com o foco em evitar o acúmulo de gordura, é recomendado não jogar óleo direto no ralo. Afinal, sabemos que esse líquido pode facilmente grudar e obstruir a tubulação, além de atrapalhar o funcionamento da caixa de gordura.
Nesse sentido, ao fazer o descarte de óleos utilizados no dia a dia, é importante armazená-lo em garrafas pet, depois, ele pode ser reutilizado para a produção de outras coisas, como, por exemplo, o sabão caseiro.
Faça limpezas de forma periódica
Ainda mais, outro ponto importante para evitar o entupimento das fossas e caixas de gordura, é manter a sua higienização em dia. Por isso, ao contratar um profissional, é possível evitar que esse tipo de problema aconteça, evitando pontos como mau cheiro, o fluxo de água normal, entre outros diversos pontos.
Em geral, o tempo médio para a higienização das fossas e caixas de gordura, tendem a ser:
- Apartamentos: a cada três meses;
- Casas: de 6 em 6 meses;
- Restaurantes e estabelecimentos comerciais: mensalmente.
Em suma, a higienização é importante em diversos quesitos, por isso, oferecer atenção às fossas e caixa de gordura, pode evitar que você tenha problemas e prejuízos futuros em sua residência ou estabelecimento.
Por isso, sempre que necessário busque por um profissional especialista no assunto e mantenha a higienização em dia.
Visite o nosso site e confira alguns dos serviços que podemos oferecer!