Aprenda como desentupir vaso sanitário com 10 métodos práticos e eficientes

Quando o vaso está entupido, você pode utilizar sal, detergente, bicarbonato de sódio e água quente para tentar desentupir. A seguir, te mostramos como usar esses e outros materiais passo a passo.

Você já se perguntou “como faço para desentupir o vaso sanitário?”. Se sim, você sabe o quão frustrante pode ser lidar com um vaso entupido em casa. Felizmente, existem diversas maneiras práticas e eficientes para resolver esse problema.

Antes de entrarmos nos métodos específicos, é importante entender as causas mais comuns de entupimentos de vasos sanitários. O acúmulo de papel higiênico até objetos estranhos que foram acidentalmente descartados, como brinquedos ou produtos de higiene pessoal, são algumas das diversas razões de entupimento.

Identificar a causa do problema pode ajudar na escolha do método mais adequado para resolver a situação.

Fique atento aos primeiros sinais, como baixa sucção, água subindo devagar ou não descendo completamente após a descarga. Ignorar o problema pode piorar a situação e até mesmo causar danos mais graves ao encanamento.

Portanto, ao se deparar com um vaso sanitário entupido, não entre em pânico! Siga estas dicas e técnicas que vamos compartilhar para resolver o problema de forma eficaz e recuperar a funcionalidade do seu banheiro rapidamente. 

Como desentupir vaso sanitário: 3 sugestões práticas

O entupimento da privada é um contratempo comum que pode gerar frustração e transtornos. Vamos te mostrar os melhores produtos e alternativas para garantir um desentupimento prático:

1. Uso de desentupidores

Se precisa de uma solução rápida, os desentupidores são a sua melhor maneira de desentupir o vaso de forma ágil. Basta posicionar o desentupidor sobre o buraco de drenagem e pressioná-lo vigorosamente para criar vácuo. Isso ajuda a deslocar os bloqueios e liberar o fluxo de água com rapidez e eficiência.

2. Água quente

Você pode jogar água quente no vaso entupido, desde que ela esteja bem quente, mas não fervendo. Nunca jogue água fervendo no vaso, pois o calor pode rachar a porcelana.

Então, deixe agir de 10 a 15 minutos antes de dar descarga. Isso ajuda a soltar e dissolver os detritos que estão causando o entupimento.

3. Produtos químicos

Se os métodos convencionais não derem resultado e o cocô não descer na descarga, produtos químicos como água sanitária e soda cáustica são outras opções.

Uma das vantagens da água sanitária é sua capacidade de eliminar germes, além de dissolver obstruções.

A soda cáustica também é uma poderosa aliada no desentupimento, mas só deve ser usada em casos mais graves, em que nenhuma outra alternativa funcionou. Lembre-se de usar com cuidado, seguindo as instruções do fabricante.

Veja também: 3 sinais que sua tubulação de esgoto está quebrada!

Qual a melhor forma de desentupir o vaso sanitário rápido?

vaso sanitário branco de porcelada em banheiro com parede de tijolos

Sal, bicarbonato de sódio e vinagre, detergente e água quente são algumas das opções mais usadas para desentupir o vaso rapidamente. Veja como utilizar cada um:

1. Sal

Despeje 1/4 de xícara de sal diretamente no vaso sanitário e aguarde cerca de uma hora. Em seguida, despeje água quente e dê a descarga. 

O sal é um abrasivo natural, por isso é muito utilizado quando o vaso está entupido. O produto consegue quebrar bloqueios, como o cocô, e desobstruir o encanamento.

Como usar sal grosso no banheiro?

Se preferir, você também pode usar sal grosso para desentupir o vaso do banheiro. Cubra todo o fundo da privada com o produto e espere cerca de 30 minutos. Jogue água quente antes de dar descarga.

2. Bicarbonato de sódio e vinagre

Misture 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de vinagre no vaso sanitário. Deixe a mistura agir por meia hora e, em seguida, dê a descarga para ver se o entupimento foi resolvido.

Se o problema for grave, despeje água quente para amolecer obstruções, como cocô.

3. Detergente

Coloque 1/2 a 1 xícara de detergente diretamente na privada. Deixe o produto agir por cerca de 30 minutos. Em seguida, despeje água quente e dê a descarga. O detergente pode ajudar a lubrificar o encanamento e soltar detritos que estão causando o entupimento.

4. Água quente

Despeje de 1 a 2 litros de água quente diretamente no vaso do banheiro e deixe agir por 30 minutos para amolecer bloqueios. Passado o período, dê descarga no vaso.

5. Garrafa PET

Use uma garrafa PET cortada ao meio como um desentupidor improvisado. Coloque a parte cortada da pet dentro vaso e pressione várias vezes para criar pressão e desobstruir o encanamento.

6. Água sanitária

Despeje de 2 a 3 xícaras de água sanitária na privada e deixe agir por algumas horas. Em seguida, dê descarga várias vezes para limpar completamente o vaso.

7. Soda cáustica

A soda cáustica é o melhor produto para desentupir o vaso do banheiro, mas deve ser usada como último recurso. Dependendo do manuseio, ela machuca a pele – e pode até ser nociva caso inalada em ambientes fechados.

Portanto, siga as instruções do fabricante com cuidado e use luvas de proteção ao lidar com esse produto químico. Deixe agir por algumas horas antes de apertar a descarga.

Os principais cuidados ao desentupir o vaso

Como vimos anteriormente, você poderá utilizar produtos químicos e água quente para resolver o problema. Por isso, tenha cautela!

Use os equipamentos certos

Certifique-se de ter um desentupidor de qualidade e luvas de proteção adequadas. Evite objetos improvisados que possam danificar os canos.

Moderação nos produtos químicos

Produtos específicos para desentupimento podem ser úteis, mas use-os com moderação para evitar danos aos canos e à sua saúde.

Cuidado com a água quente

Ao usar água quente, cuidado para não se queimar. Despeje lentamente e mantenha uma distância segura do vapor. Nunca use água fervente para não danificar o vaso sanitário e os canos.

Ventilação adequada

Ao lidar com produtos químicos ou água quente, certifique-se de ter uma boa ventilação para evitar a inalação de vapores nocivos. Abra janelas e portas e considere usar uma máscara de proteção, se necessário.

Por que o vaso sempre entope?

Acúmulo de papel higiênico, cocô preso no cano, problemas estruturais e problemas de vazamento são motivos comuns por trás de entupimentos frequentes.

Acúmulo de resíduos

O acúmulo de resíduos, como papel higiênico, lenços umedecidos, cabelos e outros detritos, é uma das principais causas de entupimento. Quando esses materiais são descartados no vaso, eles podem se acumular e obstruir a passagem da água.

Uso inadequado de produtos

O uso inadequado de produtos no vaso, como toalhas de papel, fraldas descartáveis, cotonetes e produtos de higiene feminina também causa entupimentos frequentes. Esses itens não se dissolvem facilmente na água e podem bloquear canos.

Veja também: Produto para desentupir vaso sanitário: quais são os melhores?

Problemas estruturais

Problemas estruturais no encanamento, como curvas acentuadas, obstruções físicas ou falhas no sistema de ventilação dificultam o fluxo adequado da água e, dependendo do que foi jogado na privada, causam acúmulo de detritos.

Confira: Conheça principais motivos de entupimentos em residências e saiba como evitá-los

Instalação incorreta

A má conexão dos canos ou o uso de materiais inadequados contribui para entupimentos frequentes. Garanta que o vaso esteja instalado corretamente e que todos os componentes do sistema de encanamento estejam funcionando adequadamente.

Problemas de vazamento

Vazamentos nos canos ou no próprio vaso sanitário geram umidade excessiva e acumulação de detritos, o que pode levar a entupimentos frequentes. Realize inspeções regulares e manutenções preventivas.

Como evitar entupimentos futuros?

vaso sanitário com tampa levantada

Aqui estão algumas dicas práticas para evitar problemas no banheiro de casa:

1. Descarte adequado de resíduos

Evite descartar materiais inadequados na privada. Jogue o lixo sempre no local correto!

Instale filtros de proteção

Considere a instalação de filtros de proteção nos ralos do banheiro para evitar a entrada de cabelos, fiapos e outros detritos nos canos. Isso ajuda a prevenir obstruções e entupimentos no sistema de encanamento.

Realize manutenção regular

Faça inspeções regulares no sistema de encanamento para detectar problemas, como vazamentos, obstruções e problemas estruturais. Limpezas preventivas também são vitais para remoção de detritos.

Evite produtos químicos agressivos

Evite o uso excessivo de produtos químicos agressivos para desentupir o vaso do banheiro, pois eles podem danificar canos e, a longo prazo, causar problemas no sistema de encanamento. Opte por métodos naturais ou produtos específicos para desentupimento, seguindo sempre as instruções do fabricante.

Chame um profissional

Se os entupimentos persistirem ou se você não se sentir confortável em lidar com o problema, não hesite em chamar um encanador profissional, como os da Desentupidora Hidro Prime.

Resolva seus problemas de entupimento com quem entende

Para garantir um serviço profissional e eficaz, conte com a Desentupidora Hidro Prime. Nossos especialistas altamente qualificados estão prontos para oferecer as melhores soluções em desentupimento.

Não deixe que os problemas de casa causem transtornos em sua rotina! Entre em contato conosco hoje mesmo e deixe que a Hidro Prime cuide do seu encanamento com rapidez, segurança e eficiência.