Há algo mais desagradável do que entupimento dos canos da residência? Com certeza, essa é uma das piores situações para qualquer pessoa, porque cria muitos transtornos e gastos. Se você já passou por isso e não quer mais ver o encanamento da sua casa ou empresa obstruídos, é bom evitar alguns hábitos.
Saber utilizar bem os equipamentos é uma das formas de evitar entupimento dos canos. Muita gente costuma jogar resíduos nos ralos e nas pias do imóvel, que com o passar do tempo vai acumulando até entupir a passagem de água.
Para evitar os constrangimentos causados por entupimentos, fique atento às dicas deste artigo. Aqui, você terá acesso a informações valiosas para manter o sistema de encanamento de seu imóvel sempre em bom funcionamento.
Quais são as causas do entupimento em residências
A obstrução da tubulação é motivada por diversos fatores, sendo o principal dele o mal uso do sistema. Muitas pessoas costumam jogar restos de comida e óleo em ralos e pias e isso feito de maneira constante costuma provocar muitos problemas, como entupimento.
Há também aquelas pessoas que jogam papel higiênico e absorventes dentro dos vasos sanitários. Diferentemente de alguns países em que os vasos são utilizados para o descarte de papel higiênico, no Brasil esses equipamentos não têm essa funcionalidade. Aqui, os nossos encanamentos não estão preparados para receberem esses tipos de materiais. Por isso, é muito comum ocorrer entupimentos e refluxos.
Conheça outros hábitos de moradores que entopem os encanamentos de milhares de residências.
- Descarte incorreto de resíduos: Por incrível que pareça, muita coisa que deveria ser descartada no lixo para no sistema de tubulações das residências. Os próprios moradores esquecem de zelar pelo equipamento de suas casas e jogam plásticos, fio dental, papeis e outros detritos pelo ralo, literalmente. Em algum momento, esses materiais obstruem a passagem de água, causando muitos transtornos. Evite jogar lixo e resto de comida na pia, sanitário e ralo para não ter problemas.
- Uso inadequado do sistema de esgoto: Não apenas os resíduos e lixos podem obstruir o encanamento da sua casa, produtos químicos também não são recomendados. De acordo com especialistas, desinfetantes, solventes e produtos de limpeza devem ser evitados. Ao serem jogados no vaso sanitário, esses produtos danificam a tubulação e causam entupimentos.
- Cabelos no banheiro: os cabelos são as principais causas dos entupimentos dos ralos do banheiro, principalmente na parte do chuveiro. Ao tomar banho, o ralo costuma ter a presença de cabelos dos moradores e para evitar o entupimento é importante jogá-los no lixo. Uma outra informação importante é nunca jogar os fios de cabelo no vaso para não entupir o cano.
- Tecidos de roupas: A obstrução de encanamento por fios e tecidos de roupas é mais comum na área de serviço e lavanderia da residência. Isso ocorre durante a lavagem na máquina de lavar e não há como evitá-lo.
- Árvores: Por incrível que pareça, as raízes das árvores também podem obstruir o sistema, impedindo a passagem da água. Para evitar isso, plante em um local apropriado, longe dos encanamentos do seu imóvel.
O que fazer em caso de entupimentos
Caso o sistema de tubulações ou de esgotamento entupa por algum dos motivos que citamos, o melhor a fazer é procurar uma empresa especializada para desentupir o encanamento.
Nunca contrate amadores para realizar o serviço, porque isso pode lhe causar ainda mais problemas. Em alguns casos, o próprio morador pode fazer a desobstrução, mas há outros que só um profissional habilitado é capaz de limpar os canos para tornar o sistema funcional novamente.
Faça manutenção preventiva
Você sabia que a manutenção preventiva pode impedir a obstrução do encanamento da sua casa? Contratar uma empresa especializada para analisar a sua rede de esgoto e água vai evitar muitos problemas, não apenas obstrução, mas vazamentos, reduzir os custos com consertos e com a conta de consumo.
Há muitas vantagens ao optar pela prevenção periódica do sistema, sendo o primeiro deles evitar o entupimento. Isso porque ao realizar a inspeção, os profissionais especializados farão a limpeza da tubulação antes de os resíduos acumularem a tal ponto que obstrua o escoamento da água. Isso evita também mau cheiro nos ralos e pias.
Muitos outros benefícios são adquiridos quando periodicamente é realizada a manutenção, como:
- Qualidade da água;
- Melhora o desempenho do sistema;
- Prolonga a vida útil da tubulação;
- Reduz os custos com consertos;
- Diminui o valor da conta de água;
- Evita vazamentos.
Optar pela manutenção preventiva e adotar medidas para evitar o entupimento do encanamento vão garantir um sistema de qualidade para todos os moradores da residência. Evitar problemas na tubulação do imóvel também vai proporcionar economia, já que a família não precisará arcar com o custo de reparos causados pelo uso inadequado dos equipamentos, como pias, ralos e vaso sanitário.
Uma outra dica é contratar profissionais comprometidos com o bom funcionamento do sistema de esgoto e água da sua casa.