Vazamento na Base do Vaso Sanitário

O vazamento na base do vaso sanitário é um problema que costuma gerar muitos transtornos. Além do banheiro ficar molhado constantemente, este tipo de vazamento deixa um forte cheiro de esgoto no cômodo. Com isso, em muitos casos, o vazamento acaba impedindo o uso do vaso sanitário.

Para te ajudar, preparamos este guia com o passo a passo de como resolver o vazamento na base do vaso sanitário. Além disso, aqui te explicamos detalhadamente o porque ocorre esse tipo de vazamento e o que não fazer para resolve-lo. Para saber mais, continue lendo!

Está com Vazamento de Água no Vaso Sanitário? Ligue Agora para  Desentupidora Hidro Prime e Agende uma Visita Gratuita!

Porque ocorre o vazamento na base do vaso?

Geralmente o vazamento que ocorre na base do vaso sanitário se dá pelo desgaste do anel de vedação. Esta é a peça responsável por segurar a água da bacia e carrega-la até a rede de esgoto do imóvel. Por se desgastar a cada descarga, o anel de vedação naturalmente em algum momento pode quebrar, causando assim o vazamento.

No entanto, o vazamento na base do vaso sanitário pode ser causado também pela má instalação do anel de vedação. Entre os sinais que indicam a necessidade de troca desta peça, o principal é o escape de água na base da privada.

Além disso, a descompressão de água no vaso sanitário também pode ser um sinal de problemas no anel de vedação.

Anel de vedação: quais as suas funções e composição?

Vazamento na Base do Vaso Sanitário
Vazamento na Base do Vaso Sanitário

Além de impedir o vazamento na base do vaso sanitário, o anel de vedação também ajuda a bloquear o retorno do mau cheiro do esgoto.

Esta peça garante que não haja vazamento de gases e dejetos oriundos do sistema de esgoto. Já a composição da massa do anel de vedação é de borracha butílica.

Além disso, em sua composição estão presentes também a resina sintética, carga inorgânica, óleo mineral, pigmento inorgânico, antibacteriano e antioxidante.

Com alta moldabilidade, a composição do anel de vedação facilita a instalação. Seus compostos do anel de vedação também garantem mais eficiência a vedação por um longo período.

Quais os tipos de anéis de vedação para vaso?

Atualmente é possível encontrar no mercado basicamente, dois tipos de anéis de vedação. Solução para o vazamento na base do vaso sanitário, os anéis de vedação podem ser com guia plástica ou sem a guia plástica. Veja abaixo a diferença entre os dois tipos.

Anel de vedação com guia

Quando presente, a guia plástica auxilia no correto posicionamento do vaso em relação à saída de esgoto. Dessa forma, a única função da guia de plástico no anel de vedação é a de facilitar a instalação do mesmo. Consequentemente, a guia garante mais agilidade e assim é o tipo mais indicado para quem não possui experiência na troca de anel de vedação.

Anel de vedação sem guia

Apesar de não possuir a guia plástica presente, os anéis de vedação sem guia possuem a mesma função do anel de vedação com guia. Inclusive, a falta da guia plástica não prejudica em nada as funções do anel de vedação. No entanto, ao instalar anel de vedação sem a guia é necessário tomar um cuidado maior com o correto posicionamento do vaso sanitário

O que não fazer para conter o vazamento na base do vaso?

Ao perceber o vazamento na base do vaso sanitário, muitas pessoas costumam passar rejunte em volta da base da privada. Outra solução muito utilizada para conter o vazamento é aplicar silicone.

Contudo, essas soluções são apenas temporárias, ou seja, o vazamento na base pode acabar voltando com o tempo.

Além de voltar com o vazamento na base do vaso sanitário, as formas acima podem também causar problemas ainda maiores, como a infiltração. Neste caso, os custos para reparo dobram.

Fora o gasto com produtos ineficazes para este fim, como o silicone. Além disso, no caso de infiltrações em conjunto com vazamentos, os transtornos tendem a ser maiores.

Vazamento na base do vaso sanitário: como resolver?

Vazamento na Base do Vaso Sanitário
Vazamento na Base do Vaso Sanitário

Mas afinal, como resolver vazamento na base do vaso sanitário? A única forma de resolver de forma definitiva o vazamento na base do vaso sanitário é trocando o anel de vedação.

Por ser uma peça simples, a troca do anel de vedação pode ser feita pelo próprio inquilino. Para se livrar do vazamento na base do vaso sanitário, basta seguir os 10 passos abaixo:

  1. Providencie o fechamento do registro de água que alimenta a descarga do vaso;
  2. Em vaso com caixa acoplada, é necessário esvaziar a caixa por completo dando a descarga;
  3. Em seguida, retire o flexível e providencie o desmonte da caixa da privada;
  4. Retire os parafusos que ficam na base, assim como o rejunte ou silicone da base, caso haja;
  5. Remova o vaso assim como também o anel de vedação com problema;
  6. Limpe a parte inferior da bacia e a região de instalação do vaso;
  7. Seguindo as recomendações do fabricante, instale o novo anel de vedação;
  8. Recoloque o vaso sanitário no local juntamente com os parafusos da base;
  9. Se preciso, reconecte o flexível e faça a reinstalação da caixa acoplada;
  10. Por fim, ligue novamente o registro de alimentação da descarga.

O vazamento na base do vaso sanitário continua! E agora?

Se você realizou a troca do anel de vedação, mas a base do vaso continua com vazamento, então o melhor a ser feito é buscar ajuda profissional, como a Desentupidora Eminente.

Isso porque mesmo seguindo as dicas acima para troca do anel de vedação, pode ser que algum erro passe despercebido na instalação e o vazamento volte a ocorrer.

Neste caso, uma empresa especializada em vazamentos resolvera o problema de forma rápida e eficiente.

Por meio de profissionais qualificados, produtos, assim como métodos certificados, uma empresa especializada garante o bom funcionamento do vaso sanitário. Além disso, as empresas especializadas garantem o serviço e a segurança na realização do mesmo.

Portanto, se você está procurando formas de como resolver vazamento na base do vaso sanitário, não perca mais tempo! Contrate já o serviço de uma empresa especializada!

A Empresa de Desentupimento Hidro Prime é Referência em São Paulo a 15 Anos! Oferecemos os Melhores Serviços com o Preço Mais Acessível do Mercado!

Veja como resolver vazamento na base do vaso sanitário no nosso canal do youtube:

Conclusão

Conclui-se então, que o vazamento no vaso sanitário é causado por uma simples e importante peça. Por isso, não esqueça de checar seu desempenho periodicamente para que não seja tarde demais.

Se gostou do artigo, não esqueça de seguir a Desentupidora Hidro Prime nas redes sociais para ver mais conteúdos como este!

Leitores também se interessam:

Como Desentupir Vaso em 1 Minuto
Como Desentupir Vaso em 1 Minuto
Entupimento de rede de esgoto: Por que acontece e como resolver
Entupimento de rede de esgoto: Por que acontece e como resolver

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça Seu Orçamento Agora!